Principal benefício do blockchain é estabelecer relações de confiança, diz especialista

Uso da tecnologia é desnecessário quando a questão que a empresa busca resolver não envolve a relação com outros parceiros, explica Ricardo Polisel, gerente da Accenture.

Hoje, nós temos muitos ‘sabores’ quando o assunto é tecnologia. A questão agora é qual o problema que as empresas querem resolver.” Para Ricardo Polisel, gerente da Accenture, esse é o ponto principal que as empresas devem refletir – e muitas vezes esquecem – quando analisam a adoção de uma nova tecnologia. Uma das mais procuradas atualmente é a de blockchain, que, em muitos casos, representa um investimento desproporcional à demanda da empresa.

“O principal benefício do blockchain é estabelecer relações de confiança entre entidades diferentes”, explicou Polisel em apresentação no evento Blockcrypto, em São Paulo. Quando o assunto não envolve outras empresas, parceiros ou pessoas de fora da companhia, ele defende que a implementação de um banco de dados ou de sistemas antifraude são suficientes.

Além de entender a plataforma, com informações de fontes confiáveis e agnósticas, Polisel defende que a empresa, para adotar de forma bem-sucedida blockchain, precisa ter uma estratégia bastante clara. “Blockchain é um esporte de equipe. Não faz sentido usar a tecnologia com você mesmo ou apenas com a sua própria empresa, pois vai desperdiçar o potencial de resolver problemas de confiança.”

Consórcios, segundo Polisel, são um caminho eficiente e mais barato para uma empresa implantar blockchain. A dica é estudar o problema da organização e avaliar a criação de um consórcio, ou a entrada em algum já existente. A primeira opção impõe cuidados como: a criação de mecanismos de governança que assegurem que as regras estão em consenso entre os envolvidos; a necessidade de equilíbrio financeiroentre os participantes; e, por fim, a preparação do consórcio para escalar, com formas de incluir ou excluir participantes.

Fonte: https://epocanegocios.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/09/principal-beneficio-do-blockchain-e-estabelecer-relacoes-de-confianca-diz-especialista.html